Amplificador MJR7-MK5
O capacitor de compensação foi agora reduzido de 220p para 100p e seu resistor série aumentou para 470R.Para manter as margens de estabilidade adequada com cargas reativas duas outras mudanças, em seguida, tornou-se necessário. O capacitor da base de entrada para a terra é aumentado de 330p para 470p (isso é parte da compensação, e não um filtro de entrada - a impedância nesse ponto é apenas uma ohms poucos, porque o feedback cria um "terra virtual" - o outro é 470p a única entrada do filtro), e também o resistor em paralelo com o indutor de saída é reduzida de 2R2 para 1R5 - isso também reduz a 'toque' com uma carga 2uF.
Muita da informação no original MJR6 e MJR7 páginas, mais a tarde MJR7-MK2 , MJR7-MK3 e MJR7-MK4 ainda é relevante. A página inclui MJR6 distorção extraído utilizando o método de anulamento com uma carga de alto-falante e um sinal de música para demonstrar que mesmo o mais básico dos projetos não tem distorção audível em uso normal.
O Mk5 difere muito pouco do Mk4, ambos incluem dois canais em uma placa de tamanho padrão (6 "x 4") com uma única estrela terra incluída na placa. Uma diferença importante é o uso de uma fonte de corrente LM234 no lugar de um resistor, que foi encontrada para ser responsável por alguns dos distorção de segundo harmônico. (O LM234 não é essencial, veja nota mais abaixo na página, um resistor de 470R em seu lugar faz pouca diferença.) O controle de viés mosfet então necessário mudar um pouco a tensão de operação de garantia suficiente para o LM234, e por isso mais um LED vermelho é adicionado. Outra razão para estas mudanças foi permitir a adição de correção de erro feedforward na versão MJR9 mais tarde, o que pode reduzir os componentes distorção de áudio freqüência para níveis ainda mais baixos. Do ponto de vista a qualidade do som não há certamente nenhum ponto na redução da distorção ainda mesmo para além do MJR6 original, mas os acréscimos necessários são bastante simples, e é interessante ver o quão longe esses circuitos podem ser tomadas.
Eu incluí um circuito anti-batida, no canto superior esquerdo do diagrama, que consiste em diodos BAV20 mais um resistor e capacitor.Eu reduzi o capacitor através do LED da fonte de polarização 2SA1209 atual para 1n para melhorar a recuperação de clipping, e isso faz com que o switch-on do pulso na saída do pior, normalmente 8V. Com 470uF no circuito anti-thump o pulso não é então muito mais de 1V, que faz apenas um som pequeno discreto com a minha própria alto-falantes. (Mesmo isso ainda pode ser um problema se dirigir diretamente motoristas frequência de gama média ou alta em um sistema bi-amp ou tri-amp. Para o efeito, o capacitor de saída 4700uF pode ser reduzido, mas depois o 10uF na rede de feedback e os 2u2 na entrada do amplificador também deve ser reduzido na mesma proporção. por exemplo, os valores poderiam ser 1uF, 470uF e 0.22UF dando um ganho de-3dB de baixa freqüência em torno de 60Hz.) O pulso pode ser reduzido ainda mais, aumentando o capacitor anti-thump 470uF , mas não é, então, um longo atraso antes do amplificador atinge o funcionamento normal, é cerca de 15s para cada 470uF, embora na prática não deve ser muito pouco efeito audível.Ao ligar o capacitor começa a carregar, o que retarda o amplificador de pulso capacitor de saída de carga, reduzindo assim a corrente de carga através do alto-falante, mas uma vez completamente carregada, o diodo BAV20 conectado à 2SA1209 é polarização reversa, portanto, não há efeito adicional no circuito. O capacitor precisa de uma voltagem maior que a tensão de alimentação usada porque em operação normal é cobrada perto da tensão de alimentação completa.
O transistor NPN Tr1 entrada era originalmente um 2SC2547E, mas isso está se tornando cada vez mais difícil de encontrar, e aqueles que eu comprei recentemente incluem algumas falsificações óbvias muito abaixo da faixa de ganho especificado atual. Eu usei um estágio de entrada 2SC2547E em um canal e um BC549C no outro, operando em 200uA em vez do 500uA original, e confirmou que os níveis de ruído nas saídas do amplificador são, então, quase idênticos. Infelizmente reduzindo a corrente de transistor de entrada tem algum efeito sobre a estabilidade, e sem o mais 100n 1R na saída do amplificador é instável com cargas pequenas em torno de capacitância 1nF para 5nF. Que dependem da rede de saída para a estabilidade não é necessariamente um problema, mas em versões anteriores, esta não era essencial, era apenas incluídos como segurança extra. Mesmo reverter para 500uA operacional atual, mas usando o BC549C ou MPSA18 estabilidade ainda prejudicados, e por agora só o meu palpite é que quanto maior a base de resistência espalhando rbb "(160R para o BC549C) em combinação com a capacitância de entrada acrescenta lag fase mais suficiente a ser um problema. Tipos mais prontamente disponíveis, como o 2SC2240BL (rbb '= 40R), embora não tão bom quanto o 2SC2547E (rbb' = 2R) pode ser bom o suficiente.
O PNP é mostrada como uma BC560C, que eu pensei que teria maior ganho de corrente do que o 2SA1085E, mas os testes algumas amostras eu encontrei pouca diferença, por isso qualquer tipo devem trabalhar aqui.
Resultados dos testes iniciais mostram que a distorção LM234 faz apenas uma pequena melhoria no circuito Mk5 comparado a um resistor 470R em seu lugar. Há, portanto, pouco ponto, incluindo este, a menos que a opção feedforward deve ser incluído para fazer uma MJR9, caso em que o LM234 vai permitir anulamento melhor distorção. A seção de circuito com a opção mais simples 470R é mostrado a seguir.
PROJETO BOARD.
Para evitar o suporte de montagem MOSFET utilizado em versões anteriores do mosfets estão ligados perto da borda da placa, para que possam ser fixado diretamente em um dissipador de calor. Eles poderiam ser soldada na placa, mas há alguma dificuldade em garantir que todos eles se alinham corretamente com a superfície do dissipador de calor, e assim o layout foi alterado para permitir a opção de usar blocos de terminais, como mostrado nas fotos a seguir. Os blocos devem ser soldada no lugar antes que o portão resistores 300R para que estes possam ser encaminhados corretamente para evitar a obstrução dos blocos. As entradas também podem ser tomadas para um bloco de terminais, se necessário.
A bobina, mostrado a seguir, é o ar-core, e é feita através de 18-gauge de fio de cobre esmaltado (1,2 mm diâm.) Que pode ser feito enrolando-o em um dia um centímetro anterior, por exemplo, uma pilha AAA, como mostrado na foto . Há 13 voltas, dando um comprimento total cerca de 17 milímetros. A outra foto mostra como o zener protecção de portões estão equipados. Para economizar espaço apenas dois buracos são fornecidos eo zener tem duas extremidades soldadas fora do tabuleiro. As extremidades são conectados a mesma polaridade, na foto os catodos (indicado por uma faixa escura) estão conectados, mas funciona do mesmo jeito se ânodos são ligados entre si em vez. Não tente usar um diodo normal em série com um zener, que funciona em alguns circuitos MOSFET, mas não neste.
Fonte: Angelfire