Chile recupera 97% do sistema elétrico após apagão

25-09-2011 16:17

 

O ministro da Energia chileno, Rodrigo Álvarez, assegurou neste domingo que 97% do sistema elétrico foi recuperado depois do apagão de quase três horas que atingiu na noite de sábado cerca de 10 milhões de pessoas no centro do Chile, e se comprometeu em abrir uma investigação sobre as causas da falha.

"É preciso investigar tudo. Primeiro é preciso investigar por que ocorreu a falha elétrica. Segundo, por que o sistema respondeu tecnicamente dessa forma", acrescentou. O apagão teve início às 2Oh30 local e atingiu da Quarta Região (norte) à Sétima (sul), do total de 15 regiões, inclusive a totalidade da capital, onde há mais de 6 milhões de habitantes.

O corte na energia paralisou o metrô, afetou a telefonia celular e adiou numerosos espetáculos programados para esta noite em Santiago, incluindo um show de Ricky Martin. Em alguns bairros de Santiago a energia retornou parcialmente, após mais de 50 minutos de apagão, segundo as rádios locais. A falta de luz não provocou emergências de gravidade.

Álvarez explicou que a falha ocorreu na subestação Ancoa, que sofreu uma queda momentânea de recepção de energia, produzindo uma instabilidade em todo o resto do sistema. O último corte elétrico desse tipo ocorreu no país em março de 2010. Na ocasião, as autoridades disseram que o sistema elétrico chileno ia permanecer instável por pelo menos dois anos devido aos danos provocados pelo potente terremoto de 27 de fevereiro de 2010.

 

Um apagão afetou Santiago e outras regiões do Chile após uma falha no sistema que alimenta grande parte do país. Foto: EFE

Um apagão afetou Santiago e outras regiões do Chile após uma falha no sistema que alimenta grande parte do país

Foto: EFE

 

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
Fonte: